A ESCRITA DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Tiago Rodrigues da Silva Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Campus Marília. Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)/Campus Presidente Dutra. https://orcid.org/0000-0002-8325-7340
  • Odaléia Alves da Costa Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)/Campus Timon https://orcid.org/0000-0002-8399-2054

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as experiências formativas do Estágio Supervisionado curricular na formação inicial de professores de biologia. Foram analisados 26 memoriais de professores-alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Maranhão. Adota-se como referencial teórico-metodológico as narrativas autobiográficas na práxis docente. É possível verificar o processo de ação-reflexão-ação dos licenciados sobre si e a formação profissional. As narrativas autobiografias, produzidas no percurso formativo do estágio supervisionado, proporcionam discussões e reflexões sobre a construção da aprendizagem sobre os saberes docentes. Os futuros professores experimentaram a cultura profissional a partir de olhares próprios e singulares. Também verificou-se, por um lado, uma compreensão do estágio como espaço de experiências, práticas e reflexões; para outros, um momento de treinamento e reprodução do trabalho docente na educação básica. Assim, espera-se que os resultados possam subsidiar o desenvolvimento de outras pesquisas sobre os processos de formação inicial de professores para o ensino de biologia.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Silva, T. R. da, & Costa, O. A. da. (2022). A ESCRITA DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6429