A ESCRITA DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as experiências formativas do Estágio Supervisionado curricular na formação inicial de professores de biologia. Foram analisados 26 memoriais de professores-alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Maranhão. Adota-se como referencial teórico-metodológico as narrativas autobiográficas na práxis docente. É possível verificar o processo de ação-reflexão-ação dos licenciados sobre si e a formação profissional. As narrativas autobiografias, produzidas no percurso formativo do estágio supervisionado, proporcionam discussões e reflexões sobre a construção da aprendizagem sobre os saberes docentes. Os futuros professores experimentaram a cultura profissional a partir de olhares próprios e singulares. Também verificou-se, por um lado, uma compreensão do estágio como espaço de experiências, práticas e reflexões; para outros, um momento de treinamento e reprodução do trabalho docente na educação básica. Assim, espera-se que os resultados possam subsidiar o desenvolvimento de outras pesquisas sobre os processos de formação inicial de professores para o ensino de biologia.
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