O ENSINO DE CIÊNCIA E A CULTURA DIGITAL: PROPOSTA PARA O COMBATE ÀS FAKE NEWS NO NOVO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
fake news. cultura digital. competências digitais. letramento midiático. letramento informacional.Resumo
A escola precisa aderir à cultura digital além do viés da instrumentalização, que é a prática do uso de tecnologias digitais e seus conteúdos para ensinar e transmitir conteúdo. Diante disso, há um longo caminho a recorrer para desenvolver a compreensão crítica da própria tecnologia em si e seus usos. O cenário de fake news é propício para essa discussão e também oportuniza um aprendizado ativo e crítico no ensino de ciências. Com a pandemia do Covida-19, centenas de notícias falsas passaram a circular, o que reforça o papel da escola o do desenvolvimento de habilidades ligadas ao letramento midiático e informacional que engajem alunos de forma mais crítica e reflexiva no ambiente de cibercultura. Dessa forma, a proposta didática desenvolvida aqui volta-se para atender diretrizes previstas na Base Nacional Curricular Comum, no Novo Ensino Médio e também recomendações internacionais. Com propostas pedagógicas como essa aqui explanada, pretende-se subsidiar trabalhos aplicados que envolvam notícias falsas, dentro de uma visão interdisciplinar das ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.