O ENSINO DE CIÊNCIA E A CULTURA DIGITAL: PROPOSTA PARA O COMBATE ÀS FAKE NEWS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

fake news. cultura digital. competências digitais. letramento midiático. letramento informacional.

Resumo

A escola precisa aderir à cultura digital além do viés da instrumentalização, que é a prática do uso de tecnologias digitais e seus conteúdos para ensinar e transmitir conteúdo. Diante disso, há um longo caminho a recorrer para desenvolver a compreensão crítica da própria tecnologia em si e seus usos. O cenário de fake news é propício para essa discussão e também oportuniza um aprendizado ativo e crítico no ensino de ciências. Com a pandemia do Covida-19, centenas de notícias falsas passaram a circular, o que reforça o papel da escola o do desenvolvimento de habilidades ligadas ao letramento midiático e informacional que engajem alunos de forma mais crítica e reflexiva no ambiente de cibercultura.   Dessa forma, a proposta didática desenvolvida aqui volta-se para atender diretrizes previstas na Base Nacional Curricular Comum, no Novo Ensino Médio e também recomendações internacionais. Com propostas pedagógicas como essa aqui explanada, pretende-se subsidiar trabalhos aplicados que envolvam notícias falsas, dentro de uma visão interdisciplinar das ciências.

 

Biografia do Autor

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Mestre em televisão Digital pela Unesp, campus de Bauru-SP. Doutora em Ciência da Informação pela Unesp, campus de Marília-SP. Possui graduação em jornalismo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Educação pela mesma universidade. Graduada em Pedagogia. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PEED) da Universidade Tiradentes

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Cerigatto, M. P., & Nunes, A. K. F. (2020). O ENSINO DE CIÊNCIA E A CULTURA DIGITAL: PROPOSTA PARA O COMBATE ÀS FAKE NEWS NO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6507