TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES (1997-2019)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Física. Estado do ConhecimentoResumo
Este estudo é do tipo estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006) e objetiva analisar teses e dissertações sobre Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos defendidas entre 1997 e 2019. O Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES foi utilizado como banco de dados. Identificou-se 50 produções (47 dissertações e 3 teses). Analisou-se dois aspectos: a) distribuição espaço-temporal e b) tendências temáticas. Os resultados indicam uma assimetria quanto à distribuição da pesquisa nas regiões brasileiras, concentradas no eixo Sul-Sudeste. Há uma lacuna de onze anos entre a institucionalização da modalidade e a defesa da primeira pesquisa identificada. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física coordenado pela Sociedade Brasileira de Ensino de Física (SBF) se destaca com 19 produções. Esse dado indica a expansão dos programas de pós-graduação de natureza profissional. Das pesquisas analisadas, 41 tem como foco temático ensino. Dessas, 29 problematizam aspectos metodológicos do ensino e 8 a elaboração de recursos didáticos. Isso sinaliza uma tendência de centralidade das discussões metodológicas no Ensino de Física na EJA. Os conteúdos da Física que se destacam como objeto de estudo nos trabalhos analisados são os de Eletromagnetismo (15), Mecânica (11), Óptica, Astronomia e Termologia (5) cada, Física Moderna (3) e horário de verão (1). Há sete pesquisas que não apresentam conceitos físicos. Estas, discutem outros aspectos como: formação inicial de professores, análise de material didático e de propostas curriculares, práticas pedagógicas, tecnologias da informação e comunicação, desinteresse de docentes e discentes pela Física, concepções de professores e alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.