TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES (1997-2019)

Autores

  • Ana Santana Moreira Secretária de Estado da Educação de Goiás
  • Lucas Martins de Avelar Universidade Federal de Goiás
  • Rones de Deus Paranhos Universidade Federal de Goiás
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Física. Estado do Conhecimento

Resumo

Este estudo é do tipo estado do conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006) e objetiva analisar teses e dissertações sobre Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos defendidas entre 1997 e 2019. O Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES foi utilizado como banco de dados. Identificou-se 50 produções (47 dissertações e 3 teses). Analisou-se dois aspectos: a) distribuição espaço-temporal e b) tendências temáticas. Os resultados indicam uma assimetria quanto à distribuição da pesquisa nas regiões brasileiras, concentradas no eixo Sul-Sudeste. Há uma lacuna de onze anos entre a institucionalização da modalidade e a defesa da primeira pesquisa identificada. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física coordenado pela Sociedade Brasileira de Ensino de Física (SBF) se destaca com 19 produções. Esse dado indica a expansão dos programas de pós-graduação de natureza profissional. Das pesquisas analisadas, 41 tem como foco temático ensino. Dessas, 29 problematizam aspectos metodológicos do ensino e 8 a elaboração de recursos didáticos. Isso sinaliza uma tendência de centralidade das discussões metodológicas no Ensino de Física na EJA. Os conteúdos da Física que se destacam como objeto de estudo nos trabalhos analisados são os de Eletromagnetismo (15), Mecânica (11), Óptica, Astronomia e Termologia (5) cada, Física Moderna (3) e horário de verão (1). Há sete pesquisas que não apresentam conceitos físicos. Estas, discutem outros aspectos como: formação inicial de professores, análise de material didático e de propostas curriculares, práticas pedagógicas, tecnologias da informação e comunicação, desinteresse de docentes e discentes pela Física, concepções de professores e alunos.

Biografia do Autor

Ana Santana Moreira, Secretária de Estado da Educação de Goiás

Professora efetiva da Secretária de Estado da Educação de Goiás desde 2004. Licenciada em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), Especialista em Educação Matemática pela FABEC Brasil (2010) e Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à EJA com ênfase em Didática pelo IFRN (2020). Membro do Grupo de Pesquisa Centro Memória Viva (CMV) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG). Membro da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na EJA (REPEC-EJA).

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Educação em Ciências, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG). Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na EJA (REPEC-EJA).

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Campus Araraquara). Professora do Departamento de Educação em Ciências, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG). Coordenadora da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na EJA (REPEC-EJA).

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Moreira, A. S., Avelar, L. M. de, Paranhos, R. de D., & Guimarães, S. S. M. (2022). TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES (1997-2019). Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6868