ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marcos Cruz de Azevedo UNIG / SEEDUC
  • Cleonice Puggian Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Pandemia COVID-19, Rio de Janeiro, 2020

Resumo

Este artigo examina o processo de implementação do ensino remoto na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, durante o ano de 2020. Explora o Plano de Ação Pedagógica, publicado em março pelo Governador Wilson Witzel, por meio do Decreto n. 46.970, que tratava das medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Registra as críticas dos docentes e da sociedade civil às ações emergenciais tomadas no início da pandemia e descreve as propostas para a regulamentação do ensino remoto, segundo a Resolução SEEDUC nº 5843, publicada em 11 de maio de 2020. O artigo relata as dificuldades para a realização do ensino remoto mediado por tecnologias digitais, com destaque para os limites do acesso à internet e a política de distribuição de chips.  Registra também a sobrecarga de trabalho gerada pelo ensino remoto e os casos de adoecimento de profissionais da rede. Assinala os procedimentos adotados durante o retorno das equipes diretivas, pedagógicas e profissionais de apoio às unidades escolares, assim como o processo de troca de Secretários de Educação e reorganização do trabalho pedagógico no último quadrimestre.

Biografia do Autor

Cleonice Puggian, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cleonice Puggian é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2013-2016/2016-2019/2019-2022), Pedagoga (UERJ,1998), Mestre em Educação (PUC-Rio, 2001), Doutora em Educação (Universidade de Cambridge, Inglaterra, 2009) e Pós-doutora em Educação (UERJ, 2010). Em 2000 e 2001 foi bolsista da Comissão Fulbright e realizou um Mestrado Sanduíche em Tecnologia Educacional na Harvard Graduate School of Education, trabalhando também como enviada do Canal Futura na Turner Learning/CNN. Lidera o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade (PENSO/CNPq), dedicando-se a estudos sobre educação, juventudes, tecnologias e injustiças ambientais na região metropolitana do Rio de Janeiro. É docente da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). É membro do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG) e acompanha o Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá - Subcomitê Oeste.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

de Azevedo, M. C., & Puggian, C. (2021). ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6925