ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Pandemia COVID-19, Rio de Janeiro, 2020Resumo
Este artigo examina o processo de implementação do ensino remoto na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, durante o ano de 2020. Explora o Plano de Ação Pedagógica, publicado em março pelo Governador Wilson Witzel, por meio do Decreto n. 46.970, que tratava das medidas temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Registra as críticas dos docentes e da sociedade civil às ações emergenciais tomadas no início da pandemia e descreve as propostas para a regulamentação do ensino remoto, segundo a Resolução SEEDUC nº 5843, publicada em 11 de maio de 2020. O artigo relata as dificuldades para a realização do ensino remoto mediado por tecnologias digitais, com destaque para os limites do acesso à internet e a política de distribuição de chips. Registra também a sobrecarga de trabalho gerada pelo ensino remoto e os casos de adoecimento de profissionais da rede. Assinala os procedimentos adotados durante o retorno das equipes diretivas, pedagógicas e profissionais de apoio às unidades escolares, assim como o processo de troca de Secretários de Educação e reorganização do trabalho pedagógico no último quadrimestre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.