CONTRIBUIÇÃO DA CRIAÇÃO TEATRAL PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Authors

Keywords:

Sequência Didática, Teoria da Evolução, Ensino de Biologia.

Abstract

O conteúdo sobre Evolução Biológica, quando ministrado no Ensino Médio, pode apresentar alguns entraves devido a tabus, provenientes de crenças religiosas e por se tratar de um conteúdo complexo com muitas teorias. A utilização das sequências didáticas é uma excelente maneira de planejar e explorar estratégias pedagógicas como o teatro, que visa minimizar tais dificuldades. Este artigo descreve a experiência de uma sequência didática, aplicada a estudantes do terceiro ano do ensino médio, para o ensino de Evolução Biológica por meio do teatro, inserindo o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. A sequência proposta possui 10 etapas de desenvolvimento e apresenta ações interdisciplinares conjuntas com outros componentes curriculares, como Arte, História e Língua Portuguesa. O desenvolvimento de cada etapa foi acompanhado pelos docentes responsáveis dos componentes curriculares envolvidos e, no final, os estudantes apresentaram montagens teatrais em um festival teatral na escola, envolvendo cinco subtemas relacionados à Evolução Biológica e, também, o tema sobre o Criacionismo.

Author Biographies

Rafael Parísio Barbosa, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco - SEE-PE

Mestre em Ensino de Biologia, Docente do Ensino Médio na Rede Estadual de Pernambuco - Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE)

René Duarte Martins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Farmacologia, Docente da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória - Núcleo de Saúde Coletiva.

Published

2021-12-24

How to Cite

Barbosa, R. P., & Martins, R. D. (2021). CONTRIBUIÇÃO DA CRIAÇÃO TEATRAL PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7087