CONTRIBUIÇÃO DA CRIAÇÃO TEATRAL PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Palavras-chave:
Sequência Didática, Teoria da Evolução, Ensino de Biologia.Resumo
O conteúdo sobre Evolução Biológica, quando ministrado no Ensino Médio, pode apresentar alguns entraves devido a tabus, provenientes de crenças religiosas e por se tratar de um conteúdo complexo com muitas teorias. A utilização das sequências didáticas é uma excelente maneira de planejar e explorar estratégias pedagógicas como o teatro, que visa minimizar tais dificuldades. Este artigo descreve a experiência de uma sequência didática, aplicada a estudantes do terceiro ano do ensino médio, para o ensino de Evolução Biológica por meio do teatro, inserindo o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. A sequência proposta possui 10 etapas de desenvolvimento e apresenta ações interdisciplinares conjuntas com outros componentes curriculares, como Arte, História e Língua Portuguesa. O desenvolvimento de cada etapa foi acompanhado pelos docentes responsáveis dos componentes curriculares envolvidos e, no final, os estudantes apresentaram montagens teatrais em um festival teatral na escola, envolvendo cinco subtemas relacionados à Evolução Biológica e, também, o tema sobre o Criacionismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.