UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UM ESTUDANTE PARA TAREFAS SOBRE AS ARMADILHAS NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES

Autores

  • Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni Massante Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) Universidade Nova de Lisboa (UNL) http://orcid.org/0000-0002-9562-9594
  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Antonio Manuel Dias Domingos Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Armadilhas da Sociedade de Consumidores, Educação do Consumidor, Educação Financeira Escolar, Educação Matemática, Produção de significados

Resumo

O presente artigo discute a produção de significados de um estudante para as armadilhas que influenciam o consumismo a partir das estratégias engenhosas de Marketing apresentadas na mídia. A pergunta diretriz que orienta nossa discussão nesse texto é: quais significados são produzidos por um estudante do ensino médio para um conjunto de tarefas sobre armadilhas relacionadas à Educação Financeira Escolar na Sociedade de Consumidores? Para respondê-la, foram tomados como referenciais teóricos a perspectiva de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell, as concepções de sociedade de consumidores e consumismo de Bauman e o Modelo dos Campos Semânticos. Foi usada uma uma abordagem qualitativa de investigação que contou com uma pesquisa de campo como meio para recolha dos dados que possibilitou a análise epistemológica das ações enunciativas do participante da entrevista a partir da leitura de sua produção de significados. Essa leitura apresentou evidências de que o estudante operou com duas lógicas diferentes no processo de enunciação para as armadilhas propostas pelas tarefas que indicaram potencialidade para promover a discussão sobre o assunto em sala de aula e para trazer à discussão diversos temas de interesse de jovens do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni Massante, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) Universidade Nova de Lisboa (UNL)

Aluna de doutorado do Programa doutoral em Educação da Universidade Nova de Lisboa- UNL(início-2017). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF(2017). Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Pós graduada pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2016). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação financeira, álgebra, tecnologia móvel na educação e educação matemática.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Capichoni Massante, K. A. S. C., da Silva, A. M., & Domingos, A. M. D. (2022). UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UM ESTUDANTE PARA TAREFAS SOBRE AS ARMADILHAS NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7248