UMA LEITURA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UM ESTUDANTE PARA TAREFAS SOBRE AS ARMADILHAS NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES
Palavras-chave:
Armadilhas da Sociedade de Consumidores, Educação do Consumidor, Educação Financeira Escolar, Educação Matemática, Produção de significadosResumo
O presente artigo discute a produção de significados de um estudante para as armadilhas que influenciam o consumismo a partir das estratégias engenhosas de Marketing apresentadas na mídia. A pergunta diretriz que orienta nossa discussão nesse texto é: quais significados são produzidos por um estudante do ensino médio para um conjunto de tarefas sobre armadilhas relacionadas à Educação Financeira Escolar na Sociedade de Consumidores? Para respondê-la, foram tomados como referenciais teóricos a perspectiva de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell, as concepções de sociedade de consumidores e consumismo de Bauman e o Modelo dos Campos Semânticos. Foi usada uma uma abordagem qualitativa de investigação que contou com uma pesquisa de campo como meio para recolha dos dados que possibilitou a análise epistemológica das ações enunciativas do participante da entrevista a partir da leitura de sua produção de significados. Essa leitura apresentou evidências de que o estudante operou com duas lógicas diferentes no processo de enunciação para as armadilhas propostas pelas tarefas que indicaram potencialidade para promover a discussão sobre o assunto em sala de aula e para trazer à discussão diversos temas de interesse de jovens do Ensino Médio.
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