TÊNDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DE SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, BNCC, Tendência,

Resumo

Neste trabalho discutimos como algumas tendências e perspectivas em Educação Matemática, a saber Linguagem e Comunicação Matemática, Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs), Resolução de Problemas e Etnomatemática são contempladas nas competências e habilidades de Matemática previstas para o Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular (2018).  Consideramos que tal análise se mostra importante uma vez que estamos vivenciando os desafios do processo de implementação dessa nova perspectiva curricular a partir da aprovação da BNCC e quem tem impactos diretos nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática para a Educação Básica. Para tal, assumimos como referencial teórico estudos específicos de cada uma dessas tendências. Os resultados apontam que em relação à Linguagem na Educação Matemática, a BNCC explora conceitos que permeiam essa abordagem, no entanto nem sempre são apresentados de forma explicita quanto ao seu trato, já quanto a Resolução de Problemas se presentifica mais incisivamente e sinaliza a outros desdobramentos a saber: a formulação de problemas, sobre a tendência Tecnologias da Comunicação e Informação assume um papel de protagonismo no processo de ensino de Matemática e em relação a Etnomatemática  observamos que esta tendência não é comtemplada em sua essência pela BNCC, indicando a necessidade de ampliar essa discussão dada a relevância que a Etnomatemática tem no processo de ensino de Matemática no contexto multicultural brasileiro.

Biografia do Autor

Alan Gonçalves Lacerda, UFPA/Docente

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT. Professor da UFPA. Campus Marajó-Breves, faculdade de Matemática. Líder do Grupo de Estudos das Práticas de Linguagem e Comunicação no ensino e aprendizagem da Matemática. 

Robson dos Santos Ferreira, UFPA/Docente

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Professor da UFPA, campus Marajó-Breves. 

Adriano Aparecido Soares Da Rocha, UFPA/Docente

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT. Professor da UFPA, Campus Marajó-Breves. Faculdade de Matemática.

Marcos Marques Formigosa, UFPA/Docente

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari/ UNIVATES. Professor da UFPA, campus de Altamira, vinculado à Faculdade de Etnodiversidade (FacEtno). 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Lacerda, A. G., Ferreira, R. dos S., Da Rocha, A. A. S., & Formigosa, M. M. (2024). TÊNDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DE SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7370