TÊNDENCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE DE SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática, BNCC, Tendência,Resumo
Neste trabalho discutimos como algumas tendências e perspectivas em Educação Matemática, a saber Linguagem e Comunicação Matemática, Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs), Resolução de Problemas e Etnomatemática são contempladas nas competências e habilidades de Matemática previstas para o Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular (2018). Consideramos que tal análise se mostra importante uma vez que estamos vivenciando os desafios do processo de implementação dessa nova perspectiva curricular a partir da aprovação da BNCC e quem tem impactos diretos nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática para a Educação Básica. Para tal, assumimos como referencial teórico estudos específicos de cada uma dessas tendências. Os resultados apontam que em relação à Linguagem na Educação Matemática, a BNCC explora conceitos que permeiam essa abordagem, no entanto nem sempre são apresentados de forma explicita quanto ao seu trato, já quanto a Resolução de Problemas se presentifica mais incisivamente e sinaliza a outros desdobramentos a saber: a formulação de problemas, sobre a tendência Tecnologias da Comunicação e Informação assume um papel de protagonismo no processo de ensino de Matemática e em relação a Etnomatemática observamos que esta tendência não é comtemplada em sua essência pela BNCC, indicando a necessidade de ampliar essa discussão dada a relevância que a Etnomatemática tem no processo de ensino de Matemática no contexto multicultural brasileiro.
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