Ser professor iniciante: um estudo sobre a constituição da docência de professores de Matemática

Autores

  • Natal Lânia Roque Fernandes IFCE
  • Ricardo da Silva Pedrosa IFCE

Resumo

O artigo é fruto de uma investigação que teve por objetivo compreender o processo de identificação com a docência por meio da construção de itinerários de experiências individuais dos docentes, evidenciando as influências recebidas para a escolha da profissão, bem como os processos formativos. A perspectiva adotada foi a pesquisa (auto)biográfica (DELORY-MONBERGER, 2008). Foram escolhidos para participar do estudo três sujeitos, levando em consideração que suas biografias se ligavam a denominadores temporais e espaciais comuns: o curso de Licenciatura em Matemática e o tempo de experiência. O processo identitário dos sujeitos foi analisado à luz de teóricos como HALL (2006), NÓVOA (1992), MOITA (1996). Os resultados evidenciaram um processo identitário dinâmico, com conflitos e afetividades presentes na escolha da profissão e com desafios em aprender a lidar com os saberes construídos no processo de formação docente.

Palavras-chave: identidade, saberes, formação, (auto)biografia

Biografia do Autor

Natal Lânia Roque Fernandes, IFCE

Professora do curso de Licenciatura em Matématica do IFCE-Fortaleza. Doutoranda em Educação na UFC.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Fernandes, N. L. R., & Pedrosa, R. da S. (2013). Ser professor iniciante: um estudo sobre a constituição da docência de professores de Matemática. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1450