A formação do professor de Física e as Tecnologias da Informação e Comunicação

Autores/as

  • Dielson Pereira Hohenfeld IFBA
  • Maria Cristina Martins Penido UFBA
  • Jancarlos Menezes Lapa IFBA

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma síntese dos resultados do estudo de caso, das experiências da Universidade Federal
da Bahia, da Universidade Estadual de Feira de Santana, da Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia com relação à formação de professores de Física no Estado. Nossos propósitos de
pesquisa foram atingidos através da análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos em questão. Em
paralelo realizamos uma pesquisa de campo, aplicando questionários, para levantar a percepção dos docentes de cada
instituição em relação à inserção das tecnologias de Informação e comunicação no processo de formação de
professores em Física. A análise dos dados nos mostrou distinções relevantes quanto à presença de disciplinas
relacionadas com a inserção das tecnologias digitais no ensino e também sobre as vivências utilizadas com os
estudantes. Destacamos também o perfil dos professores formadores no que diz respeito à inserção dessas
tecnologias no processo de ensino.

Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Hohenfeld, D. P., Penido, M. C. M., & Lapa, J. M. (2013). A formação do professor de Física e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1765