Conhecimento dos alunos sobre microrganismos e seu uso no cotidiano
Resumo
Esse trabalho se refere a uma investigação inicial sobre a construção do conceito de microrganismos em escolas da rede pública e privada do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar a concepção de alunos do ensino médio sobre os conceitos de microrganismos e identificar se estes conceitos são empregados no cotidiano destes alunos. Através da aplicação de questionários entre duas turmas que estão no último ano do ensino médio, procuramos durante este trabalho, ainda que de forma inicial, perceber se esse conceito é aplicado satisfatoriamente. Os resultados dessa investigação inicial mostram que 48% dos entrevistados trazem conceitos errados ou não sabem responder sobre o tema. Ainda observamos que 52% dos alunos desconhecem alguma doença causada por microrganismos e 87% desconhecem algum microrganismo benéfico ao ser humano. Entre os alunos que pretendem iniciar o curso superior nas áreas biológicas ou de saúde, 54% não souberam responder o que são microrganismos. O trabalho evidenciou uma carência de informação que é fundamental para o cotidiano de qualquer indivíduo. A certeza da necessidade de ampliar o leque de pesquisa e criar formas de melhor empregar o conteúdo são caminhos naturais para prosseguir esse trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.