Conhecimento dos alunos sobre microrganismos e seu uso no cotidiano

Autores

  • Gabriela Girão Albuquerque Unigranrio
  • Rodrigo Paula da Silva Braga Unigranrio
  • Vinicius Gomes Unigranrio

Resumo

Esse trabalho se refere a uma investigação inicial sobre a construção do conceito de microrganismos em escolas da rede pública e privada do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar a concepção de alunos do ensino médio sobre os conceitos de microrganismos e identificar se estes conceitos são empregados no cotidiano destes alunos. Através da aplicação de questionários entre duas turmas que estão no último ano do ensino médio, procuramos durante este trabalho, ainda que de forma inicial, perceber se esse conceito é aplicado satisfatoriamente. Os resultados dessa investigação inicial mostram que 48% dos entrevistados trazem conceitos errados ou não sabem responder sobre o tema. Ainda observamos que 52% dos alunos desconhecem alguma doença causada por microrganismos e 87% desconhecem algum microrganismo benéfico ao ser humano. Entre os alunos que pretendem iniciar o curso superior nas áreas biológicas ou de saúde, 54% não souberam responder o que são microrganismos. O trabalho evidenciou uma carência de informação que é fundamental para o cotidiano de qualquer indivíduo. A certeza da necessidade de ampliar o leque de pesquisa e criar formas de melhor empregar o conteúdo são caminhos naturais para prosseguir esse trabalho.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

Albuquerque, G. G., Braga, R. P. da S., & Gomes, V. (2013). Conhecimento dos alunos sobre microrganismos e seu uso no cotidiano. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1913