PROFESSORES EM CENA: ENTRE CONVERSAS E MODOS DE APRENDER A ENSINAR

Autores/as

  • Sandro Tiago Figueira Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Resumen

No presente texto pretendemos tensionar os dados em vídeo coletados para uma pesquisa em nível de mestrado na qual problematizamos os saberes e conhecimentos docentes sobre os modos de aprender a ensinar articulados aos aspectos que possam favorecer a formação continuada. Como suporte teórico destacamos Fontoura, Freire, Josso e Tardif. Como apontamentos, defendemos que seja importante considerar o trabalho docente como parte integrante da formação continuada, para assim possibilitar e fortalecer os professores nos modos de enfrentamento de cada situação da sala de aula articulando suas ideias num movimento criativo e autônomo de intervenção pedagógica.

Biografía del autor/a

Sandro Tiago Figueira, Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Possui licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FFP-UERJ(2012). Atualmente é docente do primeiro segmento do ensino fundamental na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Seus estudos têm como área de concentração Formação de professores, História, Memória e Práticas educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, histórias de formação, desenvolvimento profissional e pesquisa-formação.

Publicado

2014-03-23

Cómo citar

Figueira, S. T. (2014). PROFESSORES EM CENA: ENTRE CONVERSAS E MODOS DE APRENDER A ENSINAR. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2264