EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA PRÁTICA INDISPENSÁVEL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA
Resumen
Pela gravidade dos problemas ambientais não só no Brasil, mas em todo o mundo, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta para a sensibilização e capacitação do indivíduo. Através dela, as pessoas adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que as capacitam a agir em prol do meio em que vivem. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar como algumas professoras têm desenvolvido a Educação Ambiental em sua prática pedagógica. Para fundamentar este estudo contou-se com a contribuição de teóricos como: Dias (2004), Guimarães (1995), Reigota (2009), Travassos (2006), dentre outros. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, aplicado para seis professoras que lecionam em escolas diferentes. O resultado da pesquisa mostrou que as professoras pesquisadas têm trabalhado a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e que as atividades desenvolvidas são diversificadas, criativas e contextualizadas. Os dados analisados mostraram também que a maior parte dessas professoras tem abordado em sala de aula temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como: poluição, desmatamento, aquecimento global, entre outros.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Escola. Conscientização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.