EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA PRÁTICA INDISPENSÁVEL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA

Autores

  • Luciana Alves Vieira de Azevedo Universidade Federal de Goiás
  • Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Gonzaga Roversi Genovese Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás

Resumo

Pela gravidade dos problemas ambientais não só no Brasil, mas em todo o mundo, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta para a sensibilização e capacitação do indivíduo. Através dela, as pessoas adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que as capacitam a agir em prol do meio em que vivem. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar como algumas professoras têm desenvolvido a Educação Ambiental em sua prática pedagógica. Para fundamentar este estudo contou-se com a contribuição de teóricos como: Dias (2004), Guimarães (1995), Reigota (2009), Travassos (2006), dentre outros. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, aplicado para seis professoras que lecionam em escolas diferentes. O resultado da pesquisa mostrou que as professoras pesquisadas têm trabalhado a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e que as atividades desenvolvidas são diversificadas, criativas e contextualizadas. Os dados analisados mostraram também que a maior parte dessas professoras tem abordado em sala de aula temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como: poluição, desmatamento, aquecimento global, entre outros.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Escola. Conscientização.

Biografia do Autor

Luciana Alves Vieira de Azevedo, Universidade Federal de Goiás

Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás.

Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Bióloga, Mestre e doutoranda em Educação para a Ciência pela Unesp de Bauru. Docente na area de Ciências Naturais na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor Adjunto III do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás. Docente do Mestrado em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Azevedo, L. A. V. de, Genovese, C. L. de C. R., & Genovese, L. G. R. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA PRÁTICA INDISPENSÁVEL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2274