ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Clóvis Milton Durval Wannmacher Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de elaboração e validação de um instrumento de pesquisa sobre as concepções do processo de ensino de Física de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física. A metodologia seguiu padrões adotados por profissionais da área. O questionário, que adota a escala Likert e se estruturou com base na literatura específica e na evolução histórica do ensino de Física no Brasil, foi submetido a avaliadores doutores da área de Ensino de Ciências. Após as modificações sugeridas, os itens foram aplicados num teste piloto a uma amostra de licenciandos em Física. Com base nas respostas, foi feita análise fatorial e de fiabilidade. Nessa etapa, foram descartados alguns itens, e o instrumento final conta com 30 afirmativas validadas.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Curso de Física - Universidade de Passo Fundo

Clóvis Milton Durval Wannmacher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PPG: Educação em Ciência.

Downloads

Publicado

2015-06-14

Como Citar

Darroz, L. M., & Wannmacher, C. M. D. (2015). ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2506