ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA
Abstract
Este trabalho apresenta o processo de elaboração e validação de um instrumento de pesquisa sobre as concepções do processo de ensino de Física de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física. A metodologia seguiu padrões adotados por profissionais da área. O questionário, que adota a escala Likert e se estruturou com base na literatura específica e na evolução histórica do ensino de Física no Brasil, foi submetido a avaliadores doutores da área de Ensino de Ciências. Após as modificações sugeridas, os itens foram aplicados num teste piloto a uma amostra de licenciandos em Física. Com base nas respostas, foi feita análise fatorial e de fiabilidade. Nessa etapa, foram descartados alguns itens, e o instrumento final conta com 30 afirmativas validadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.