UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Resumen
Todo saber gerado e discutido nas academias e centros de pesquisa, tem por característica servir à comunidade científica. Até chegar na escola, deve ser didatizado e sistematizado, a partir do processo de transposição didática. Este processo pode ser dividido em duas etapas: externa (produz o saber que chega à escola, realizada pela noosfera) e interna (que ocorre intramuros da sala de aula, mediante trabalho do professor). O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de transposição didática externa do conteúdo de reações químicas. Para isso, utilizamos um livro do Ensino Superior como referência do saber científico, e observamos quatro livros didáticos para o Ensino Médio, publicados entre 2002 e 2010, considerados como manifestação do saber a ser ensinado. A análise das modificações que o saber científico passa até se apresentar como saber a ser ensinado, nas escolas foi realizada a partir dos diferentes tipos de modificações que o saber pode sofrer neste processo, tais como: supressões, deformações, acréscimos e criações didáticas. Constatamos que existem, na maioria dos livros didáticos, divergências no saber após transposição didática, com predomínio de supressões e deformações. Ainda, pela não existência de programas formais de ensino no Brasil, as obras apresentam diversas diferenças na apresentação do saber em tela nesta pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.