UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS

Autores/as

  • Denize Maria Antas Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumen

Todo saber gerado e discutido nas academias e centros de pesquisa, tem por característica servir à comunidade científica. Até chegar na escola, deve ser didatizado e sistematizado, a partir do processo de transposição didática. Este processo pode ser dividido em duas etapas: externa (produz o saber que chega à escola, realizada pela noosfera) e interna (que ocorre intramuros da sala de aula, mediante trabalho do professor). O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de transposição didática externa do conteúdo de reações químicas. Para isso, utilizamos um livro do Ensino Superior como referência do saber científico, e observamos quatro livros didáticos para o Ensino Médio, publicados entre 2002 e 2010, considerados como manifestação do saber a ser ensinado. A análise das modificações que o saber científico passa até se apresentar como saber a ser ensinado, nas escolas foi realizada a partir dos diferentes tipos de modificações que o saber pode sofrer neste processo, tais como: supressões, deformações, acréscimos e criações didáticas. Constatamos que existem, na maioria dos livros didáticos, divergências no saber após transposição didática, com predomínio de supressões e deformações. Ainda, pela não existência de programas formais de ensino no Brasil, as obras apresentam diversas diferenças na apresentação do saber em tela nesta pesquisa.

Biografía del autor/a

Denize Maria Antas Diniz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de QuímicaÁrea de Ensino de Química

Flávia Cristiane Vieira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Publicado

2015-12-09

Cómo citar

Diniz, D. M. A., Simões Neto, J. E., & Silva, F. C. V. da. (2015). UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2799