OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Vlademir Marim UFU
  • Anália Barreto Souza UFU

Resumo

Na perspectiva de que o livro didático é um dos materiais de apoio às práticas dos professores de Matemática, buscamos compreender como esses livros são concebidos, escolhidos e analisados pelos sujeitos envolvidos no processo de adoção dos mesmos. Visitamos 15 escolas de 10 municípios que compõem a região do Pontal do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, sendo entrevistados 31 profissionais. Construímos duas categorias de análise que nos permitiram estabelecer relações entre os referenciais acadêmicos e profissionais para o exercício da docência e a utilização do livro didático. Nesse sentido, percebemos que o livro didático é um dos recursos mais utilizados pelos professores em sala de aula, exercendo forte influência no processo de ensino e aprendizagem, refletindo na necessidade desses docentes buscarem aprimorar continuamente sua formação.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, UFU

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Organizador do livro Educação Matemática: contextos e práticas docentes publicado pela editora Alínea/Campinas Coordena o Estágio Supervisionado do curso de Matemática e participa das Comissões da Biblioteca, Estágio Supervisionado e colegiado do curso de Matemática. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Autor da Coleção Saber Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (PNLD/2013). Orienta alunos do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio (2014/2015). Orienta alunos de Iniciação Científica vinculados à FAPEMIG (2014/2015).

Anália Barreto Souza, UFU

Graduanda do curso de Licenciatura de Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade Federal de Uberlandia (UFU). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática (NUPEm). Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (Pivic/UFU).

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Marim, V., & Souza, A. B. (2015). OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2801