LABORATÓRIO DIDÁTIVO INVESTIGATIVO E OS OBJETIVOS DA ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DO PROCESSO

Autores/as

  • Sidnei Percia Penha Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Anna Maria Pessoa Carvalho USP
  • Deise Miranda Vianna UFRJ

Resumen

Neste trabalho apresentamos alguns resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro com apoio da FAPERJ, no período de dezembro de 2007 a março de 2009. A partir da análise das interações discursivas registradas em  vídeo-gravações com estudantes do 3o ano do ensino médio, mostramos que as atividades didáticas desenvolvidas com o formato de uma investigação propiciam o surgimento nos estudantes de atitudes e procedimentos que se assemelham  aos trabalhos de investigação realizados em laboratórios científicos. Utilizamos os Indicadores da Alfabetização Científica para avaliar se os objetivos da Enculturação Científica foram alcançados nestas atividades. Em nossas análises, verificamos que muitos dos Indicadores da Alfabetização Científica como elaboração e teste de hipóteses surgiram enquanto os estudantes estavam envolvidos em estabelecer os procedimentos experimentais para utilização de ferramentas e objetos de sua investigação. Ao final são feitas recomendações para pesquisadores da área de ensino de ciências preocupados na elaboração de novas sequencias didáticas investigativas.

Biografía del autor/a

Sidnei Percia Penha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

É doutor em Ensino de Ciências pela USP (2012). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ (2007), Especialista em Ensino de Ciências pela UFF (2004), Licenciado em Física pela UFRJ (1996). É professor da UFRJ atuando no CAp-UFRJ e na orientação de licenciandos do Instituto de Física. Desenvolve pesquisas com ênfase em abordagens CTS, Questões Sociocientíficas  e  Atividades  Investigativas.

Publicado

2015-12-09

Cómo citar

Penha, S. P., Carvalho, A. M. P., & Vianna, D. M. (2015). LABORATÓRIO DIDÁTIVO INVESTIGATIVO E OS OBJETIVOS DA ENCULTURAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DO PROCESSO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3107