JOGOS MATEMÁTICOS E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS

Autores

  • Isabel do Socorro Lobato Beltrão Universidade do Estado do Amazonas http://orcid.org/0000-0003-4474-2324
  • Amarildo Menezes Gonzaga Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CEFET/AM)
  • Derlei Maria Corrêa de Macêdo Universidade Nilton Lins
  • Ierecê dos Santos Barbosa Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Resumo

O trabalho apresenta o relato de uma experiência que utilizou jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem realizada no primeiro trimestre de 2016, com alunos do quinto ano “A” do Ensino Fundamental do turno matutino, na Escola Municipal “Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo”, localizada em Manaus/AM. A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. A proposição dos jogos matemáticos como instrumentos para ensino das operações com números naturais, mostrou entre outros resultados que para se vencer nesses jogos, exige-se do aluno o uso de estratégias, levando-o a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências e discussões.

Biografia do Autor

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo Acadêmico UEA. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins. Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Parintins, AM, Brasil.

Amarildo Menezes Gonzaga, Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CEFET/AM)

Doutor em Educação pela Universidade de Valladolid (2002). Professor do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CEFET/AM) e do Doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo UEA, Manaus, AM, Brasil.

Derlei Maria Corrêa de Macêdo, Universidade Nilton Lins

Mestra em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutoranda da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo UEA. Professora da Universidade Nilton Lins.

Ierecê dos Santos Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Psicanalista clínica. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); do Centro Universitário do Norte e do Doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo Acadêmico UEA.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

Beltrão, I. do S. L., Gonzaga, A. M., Macêdo, D. M. C. de, & Barbosa, I. dos S. (2018). JOGOS MATEMÁTICOS E SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3998