USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O APRENDIZADO

Autores/as

  • Leandro Pereira Rezende Universidade Federal de São Carlos
  • Sâmea Cristina Santos Gomes Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Ensino. Genética. Material didático. Estratégia metodológica

Resumen

O ensino de Genética vem enfrentando ao longo do tempo dificuldades pelos alunos na assimilação dos seus conceitos básicos. Em muito, devido à dicotomia entre a teoria e prática, o que leva ao não aprendizado efetivo nessa disciplina. O objetivo desse trabalho foi utilizar modelos didáticos que facilitem a aprendizagem de temas sobre Genética com alunos da terceira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado em uma Escola Pública da rede estadual de ensino, no município de Grajaú-MA. Participaram do estudo 31 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Foram utilizadas atividades com materiais de fácil reprodutibilidade pelos alunos e professor de sala, enfatizando os temas abordados em Genética. Ao realizar aulas utilizando materiais didáticos de fácil reprodutibilidade, percebeu-se as vantagens de aliar a teoria à prática, garantindo assim a oportunidade para que os alunos participem ativamente nas aulas,  formulando questões, expressando ideias, interagindo com os  grupos e, sobretudo, buscando soluções para os problemas propostos. 

Biografía del autor/a

Leandro Pereira Rezende, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Genética evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Professor do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Balsas (2015-2017), atuando nas Disciplinas de Ecologia e Recursos Naturais, Genética Agronômica e Sistemática Vegetal. Graduado em Ciências com Habilitação em Biologia. Bacharel em Zootecnia. Especialista em Ensino da Genética pela Universidade Estadual do Maranhão.

Sâmea Cristina Santos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Saúde Coletiva (UFMA). Mestre em Saúde Coletiva (UFMA). Professora Auxiliar do curso de Medicina da UFMA campus Imperatriz. Especialista em Educação Inclusiva. Licenciada em Biologia. Bacharel em Enfermagem.

Publicado

2018-11-16

Cómo citar

Rezende, L. P., & Gomes, S. C. S. (2018). USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O APRENDIZADO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4447