USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O APRENDIZADO
Palavras-chave:
Ensino. Genética. Material didático. Estratégia metodológicaResumo
O ensino de Genética vem enfrentando ao longo do tempo dificuldades pelos alunos na assimilação dos seus conceitos básicos. Em muito, devido à dicotomia entre a teoria e prática, o que leva ao não aprendizado efetivo nessa disciplina. O objetivo desse trabalho foi utilizar modelos didáticos que facilitem a aprendizagem de temas sobre Genética com alunos da terceira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado em uma Escola Pública da rede estadual de ensino, no município de Grajaú-MA. Participaram do estudo 31 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Foram utilizadas atividades com materiais de fácil reprodutibilidade pelos alunos e professor de sala, enfatizando os temas abordados em Genética. Ao realizar aulas utilizando materiais didáticos de fácil reprodutibilidade, percebeu-se as vantagens de aliar a teoria à prática, garantindo assim a oportunidade para que os alunos participem ativamente nas aulas, formulando questões, expressando ideias, interagindo com os grupos e, sobretudo, buscando soluções para os problemas propostos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.