LEI FEDERAL 10.639/03 E O ENSINO DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO SOBRE A SUA EFETIVIDADE NAS SALAS DE AULA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Stephany Petronilho Heidelmann Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Joaquim Fernando Mendes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de química, Lei Federal 10.693/03, Professores de química

Resumo

A Lei Federal 10.639/03, que insitui como obrigatório o estudo da cultura e história afro-brasileira e africana em todos os ambitos escolares, visa criar uma oportunidade para desenvolver a crítica e a reflexão dos estudantes sobre esses grupos historicamente marginalizados. Neste contexto, a escola pode atuar na desnaturalização da desigualdade, desmistificando o eurocentrismo. Mesmo após 13 anos de regulamentação desta lei, acredita-se que muitas salas de aula de Química ainda não proporcionam aspectos éticos, críticos e culturais que possibilitem aos alunos a tomada de decisão e a ação transformadora socialmente comprometida. Tendo em vista o objetivo da lei e o papel do professor no processo educacional, este trabalho utiliza um questionário estruturado aplicado a 59 professores de química do estado do Rio de Janeiro para analisar a inserção da lei e da cultura africana e afro-brasileira em suas trajetórias formativas e práticas docentes. Com base nos resultados obtidos, que destacam características eurocentricas e a marginalização desses grupos étnicos, este trabalho reforça a necessidade de melhorar a educação considerando a perspectiva cultural, o que é um requisito curricular inestimável no processo educacional e uma ferramenta essencial na construção da cidadania. 

Biografia do Autor

Stephany Petronilho Heidelmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias e mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Joaquim Fernando Mendes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor associado do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo também coordenador do curso de Especialização em Ensino de Química e coordenador institucional do PIBID-UFRJ.

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Heidelmann, S. P., & Silva, J. F. M. da. (2018). LEI FEDERAL 10.639/03 E O ENSINO DE QUÍMICA: UM LEVANTAMENTO SOBRE A SUA EFETIVIDADE NAS SALAS DE AULA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4681