TRABALHANDO O CONCEITO DE ENERGIA DURANTE VISITAS A UM MUSEU: APRENDIZAGEM E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Auciana Pereira da Silva

Palavras-chave:

Educação em Museus. Ensino de Química. Energia.

Resumo

Esse artigo abrange a elaboração, a execução e a avaliação de visitas guiadas ao Museu Light da Energia por parte de alunos do 2o ano do Ensino Médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os referenciais teóricos adotados consideram o Modelo de Aprendizagem Contextual e o Modelo dos Dois Domínios. O principal objetivo do trabalho foi, através de uma sequência didática alternativa às aulas convencionais de química, despertar a motivação para o estudo de temas relacionados à energia bem como reforçar os conceitos estudados em sala de aula ligados à termoquímica. O trabalho ofereceu ainda aos estudantes uma rara oportunidade de contato direto com materiais, cultura e patrimônio histórico.Como instrumento de avaliação das práticas adotadas foram aplicados questionários antes e depois das visitas. Os resultados obtidos evidenciaram que o procedimento adotado foi capaz de despertar a motivação, promover o interesse pela ciência em geral, pela química em particular e o desejo de aprender mais.

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Oliveira, G. C. da G. de, & Silva, A. P. da. (2018). TRABALHANDO O CONCEITO DE ENERGIA DURANTE VISITAS A UM MUSEU: APRENDIZAGEM E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4702