CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EVIDENCIADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina http://orcid.org/0000-0002-1766-137X
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio

Palabras clave:

Educação Matemática. Modelagem Matemática. Níveis de conhecimento. Licenciatura em Química. Cálculo Diferencial e Integral 1.

Resumen

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que investigamos os níveis de conhecimento que emergem de uma atividade de modelagem proposta e desenvolvida em duas circunstâncias: em horário e espaço extraclasse e no âmbito da própria aula de Matemática. Para isso, fundamentamo-nos nos aportes teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática e entendemos que sua implementação tem como foco realizar uma interpretação matemática a partir de situações extra matemáticas. Consideramos também os níveis de conhecimento propostos por Aline Robert para caracterizar tarefas desencadeadas em aulas de Matemática. Analisamos uma atividade desenvolvida por um grupo de três alunas de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 de uma universidade pública. Por meio de análise qualitativa de cunho interpretativo de falas e gestos transcritos de momentos orientação, coleta de dados e apresentação, inferimos que os níveis de conhecimento técnico, mobilizável e disponível se articulam no desenvolvimento da atividade, principalmente no momento apresentação e não ocorrem de maneira linear seguindo uma ordem de complexidade técnico-mobilizável-disponível.

Biografía del autor/a

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Departamento Acadêmico de Matemática

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio

Departamento Acadêmico de Matemática

Publicado

2019-05-09

Cómo citar

Pessoa da Silva, K. A., & Dalto, J. O. (2019). CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EVIDENCIADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4731