CONHECIMENTOS DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EVIDENCIADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Matemática. Modelagem Matemática. Níveis de conhecimento. Licenciatura em Química. Cálculo Diferencial e Integral 1.Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que investigamos os níveis de conhecimento que emergem de uma atividade de modelagem proposta e desenvolvida em duas circunstâncias: em horário e espaço extraclasse e no âmbito da própria aula de Matemática. Para isso, fundamentamo-nos nos aportes teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática e entendemos que sua implementação tem como foco realizar uma interpretação matemática a partir de situações extra matemáticas. Consideramos também os níveis de conhecimento propostos por Aline Robert para caracterizar tarefas desencadeadas em aulas de Matemática. Analisamos uma atividade desenvolvida por um grupo de três alunas de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 de uma universidade pública. Por meio de análise qualitativa de cunho interpretativo de falas e gestos transcritos de momentos orientação, coleta de dados e apresentação, inferimos que os níveis de conhecimento técnico, mobilizável e disponível se articulam no desenvolvimento da atividade, principalmente no momento apresentação e não ocorrem de maneira linear seguindo uma ordem de complexidade técnico-mobilizável-disponível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.