CAIXA ESTATÍSTICA: OTIMIZANDO O ESTUDO DE AMOSTRAGEM

Autores/as

  • Daniel de Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Resumen

Esse relato aborda que o uso de material concreto manipulável constitui-se em uma rica possibilidade como recurso didático otimizando o aprendizado quando associado ao estudo de estatística. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem, quando ocorre de forma dinâmica e atraente, torna-se efetiva e significativa, pretende-se evidenciar através de uma experiência de exploração do produto educacional caixa estatística, o quando o ato de lecionar requer do docente atitudes criativas e inovadoras, incluindo recursos variados, promovendo maior aproximação dos conteúdos estudados com a realidade dos alunos. Discutiremos algumas ideias intuitivas que fundamentam a Teoria Estatística da Estimação por proporção quando são consideradas pesquisas de intenção de voto e analisaremos o efeito do produto educacional associado a conteúdos de estatística percebendo-os como aliados na consecução dos objetivos que viabilizam o processo de ensino e aprendizagem, ao tempo que, a experiência contribui para desmistificar ideias errôneas sobre métodos estatísticas empregados em pesquisas eleitorais. 

Biografía del autor/a

Daniel de Jesus Silva, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professor lotado no colegiado de Matemática do Departamento de Ciência Humanas, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Silva, D. de J. (2019). CAIXA ESTATÍSTICA: OTIMIZANDO O ESTUDO DE AMOSTRAGEM. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4931