A MODELAGEM MATEMÁTICA NA MERENDA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UM PRODUTO EDUCACIONAL

Autores

  • Fernando Carvalho Grimaldi SME - Duque de Caxias - RJ SME - Rio de Janeiro - RJ Universidade do Grande Rio
  • Eline das Flores Victer Universidade do Grande Rio - PPGEC
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio - PPGEC

Palavras-chave:

Educação Matemática. Modelagem Matemática. Educação Básica. Matemática do cotidiano

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos de duas escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal é apresentar a Matemática de forma que eles percebam a importância dessa disciplina nas suas vidas por meio da modelagem matemática, que é o procedimento teórico e metodológico, o que culminou no Produto Educacional com outras possibilidades de trabalhar na rotina escolar. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: A Modelagem Matemática pode proporcionar significado e sentido de por que estudar Matemática? A dinâmica da Modelagem Matemática pode ser um incentivo para a aprendizagem da Matemática? O tema é de fato presente na vida desses alunos: a merenda escolar, quando eles tiveram oportunidade de desenvolver atividades envolvendo conceitos matemáticos, que culminaram em descobrir o custo da refeição servida nas escolas em ambientes fora dela. Constatamos, assim, que além da aprendizagem de vários saberes matemáticos, à luz da teoria que sustenta a modelagem matemática, os alunos se preocuparam com o desperdício dos alimentos, além da análise crítica da relação entre o salário mínimo e o custo de vida, construindo também abordagens que envolva a dimensão atitudinal preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Biografia do Autor

Fernando Carvalho Grimaldi, SME - Duque de Caxias - RJ SME - Rio de Janeiro - RJ Universidade do Grande Rio

Possui mestrado em Ensino das Ciências, pela Universidade do Grande Rio e graduação em Ciências pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1991). Atualmente é professor i - matemática clas. g ( pós-gra ) da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e professor i - matemática da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - Unigranrio - PPGEC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Downloads

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Grimaldi, F. C., Victer, E. das F., & Rodrigues, C. K. (2018). A MODELAGEM MATEMÁTICA NA MERENDA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DE UM PRODUTO EDUCACIONAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5027