JOGOS MATEMÁTICOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Iris Aniceto Barros UFF
  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Jogos matemáticos, deficiência intelectual, inclusão

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo a análise da utilização, em ambientes educacionais, de jogos matemáticos para estudantes com deficiência intelectual, por parte dos professores, assim como as possíveis contribuições que estas atividades podem oferecer para ampliar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da matemática para estes estudantes. O trabalho de campo foi feito em uma escola pertencente à rede municipal de Angra dos Reis, no primeiro segmento do ensino fundamental e na sala de  recurso desta mesma escola. Apresentamos teóricos da área da Educação que analisam que os jogos matemáticos colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes. Discutimos a importância da formação docente para o seu melhor uso e reconhecemos a importância da prática educacional na seleção de jogos matemáticos que podem ser usados para estudantes com deficiência intelectual. Por fim, destacamos a compreensão de que o fazer pedagógico deve estar envolvida em teorias que visem reconhecer que todo indivíduo tem direito a aprender, independente do seu comprometimento cognitivo.

Biografia do Autor

Iris Aniceto Barros, UFF

Licenciada em Pedagogia pela UFF

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP), Mestre em Educação (UCP), Especialista em Ensino de Matemática (UFRJ).

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Barros, I. A., & Freitas, A. V. (2020). JOGOS MATEMÁTICOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5060