PASSEANDO EM GRAFOS: UMA ABORDAGEM DE TEORIA DE GRAFOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Telma Pará Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro, Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch
  • Simone Dantas Universidade Federal Fluminense, Instituto de Matemática e Estatística
  • Cecilia de Alcantara Universidade Federal Fluminense, Licenciatura em Matemática
  • Isabel Gonçalves Universidade Federal Fluminense, Licenciatura em Matemática

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Teoria de Grafos. Ensino Médio

Resumo

A Teoria de Grafos é um ramo da Matemática Discreta ainda pouco explorado na Educação Básica. O objetivo deste trabalho é mostrar a viabilidade do ensino desta disciplina no Ensino Médio através de uma proposta de atividade envolvendo elementos do cotidiano com conteúdos sobre caminhos Hamiltonianos e passeios Eulerianos. Os formulários desenvolvidos para esta proposta são o resultado das aplicações da atividade em alunos de licenciatura em matemática, alunos de graduação de outros cursos e professores de matemática. Utilizamos a Metodologia de Resolução de Problemas, desenvolvida por Polya em 1945, reforçando a tendência mundial para um novo “fazer matemática” que envolve modelagem, conjectura, experimentações, escrita expositiva e o estímulo ao pensamento independente e investigativo do aluno. Além disto, estudos mostram que esta eficiente metodologia tem sido pouco explorada ou utilizada de forma equivocada nas instituições brasileiras. Os resultados obtidos com este trabalho mostram que podemos fomentar a presença da Matemática Discreta no Ensino Médio, através de atividades e metodologias alternativas, que colocam o aluno como parte da construção do conhecimento, tornando-o, assim, mais participativo em sala de aula e favorecendo a desmistificação da matemática para os estudantes.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Pará, T., Dantas, S., de Alcantara, C., & Gonçalves, I. (2019). PASSEANDO EM GRAFOS: UMA ABORDAGEM DE TEORIA DE GRAFOS NO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5125