REFLETINDO SOBRE ANÁLISE REAL COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM CURSO A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Formação de Professores de Matemática, Análise Real, Relações entre Saber Universitário e Saber EscolarResumen
Este trabalho apresenta algumas reflexões a partir das discussões estabelecidas em um curso de extensão a distância sobre conceitos usualmente explorados em disciplinas de Análise Real nas Licenciaturas em Matemática. O curso foi realizado com professores de Matemática atuantes na Educação Básica, e seu objetivo foi o de fomentar nos participantes a percepção de relações mais diretas entre o que é explorado em Análise Real e os conceitos relacionados a números e funções reais ensinados na Educação Básica. Diversos fóruns de discussão e atividades online foram propostas para esse fim, algumas delas explorando o uso de tecnologias digitais para a construção e apropriação das ideias por trás dos conceitos, de modo que sua apresentação em nível escolar fosse possível independente do rigor e da abstração da “Matemática Avançada”. Esses fóruns e tarefas do curso, caracterizado aqui como um produto educacional, são apresentados ao longo do texto, que traz também justificativas para a sua estruturação, a partir da literatura de pesquisa sobre Análise Real no campo da Educação Matemática, além de algumas reações dos participantes frente ao que lhes foi proposto no curso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.