REFLETINDO SOBRE ANÁLISE REAL COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM CURSO A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Agnaldo da Conceição Esquincalha UFRJ
  • Marcelo Almeida Bairral UFRRJ

Palabras clave:

Formação de Professores de Matemática, Análise Real, Relações entre Saber Universitário e Saber Escolar

Resumen

Este trabalho apresenta algumas reflexões a partir das discussões estabelecidas em um curso de extensão a distância sobre conceitos usualmente explorados em disciplinas de Análise Real nas Licenciaturas em Matemática. O curso foi realizado com professores de Matemática atuantes na Educação Básica, e seu objetivo foi o de fomentar nos participantes a percepção de relações mais diretas entre o que é explorado em Análise Real e os conceitos relacionados a números e funções reais ensinados na Educação Básica. Diversos fóruns de discussão e atividades online foram propostas para esse fim, algumas delas explorando o uso de tecnologias digitais para a construção e apropriação das ideias por trás dos conceitos, de modo que sua apresentação em nível escolar fosse possível independente do rigor e da abstração da “Matemática Avançada”. Esses fóruns e tarefas do curso, caracterizado aqui como um produto educacional, são apresentados ao longo do texto, que traz também justificativas para a sua estruturação, a partir da literatura de pesquisa sobre Análise Real no campo da Educação Matemática, além de algumas reações dos participantes frente ao que lhes foi proposto no curso.

Biografía del autor/a

Agnaldo da Conceição Esquincalha, UFRJ

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ, Especialista em Instrumentação para o Ensino de Matemática pela UFF e Licenciado em Matemática pela UFRRJ. Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atua ainda como bolsista da Fundação CECIERJ, coordenando a Área de Matemática da Diretoria de Extensão. Nos últimos anos, atuou como Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio e do Departamento de Engenharia Mecânica da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Foi Coordenador de Tutoria de Matemática no Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino, parceria da FGV com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da SEEDUC-SP, Coordenador Geral de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação a Distância do LANTE-UFF/UAB, Tutor em Cursos de Formação Continuada em Matemática para Professores das Séries Iniciais, Coordenador da Área de Matemática do Departamento de Mídias Digitais da Diretoria de Material Didático da Fundação CECIERJ e, Professor Substituto do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, dos Departamentos de Formação de Professores, Educação Matemática e, Matemática e Desenho da UERJ, e do Departamento de Matemática da UFRRJ, além de ter lecionado na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Matemática, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, com ênfase na Formação do Professor de Matemática, Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Mediação Pedagógica e Gestão de Cursos a Distância, e com Ensino de Cálculo a uma e várias variáveis, Álgebra Linear, Estruturas Algébricas e Equações Diferenciais

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Esquincalha, A. da C., & Bairral, M. A. (2019). REFLETINDO SOBRE ANÁLISE REAL COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM CURSO A DISTÂNCIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5529