ENFOQUES DO CONCEITO AFFORDANCES APLICADOS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Ana Paula Hilário Gregório Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia de Freitas Zompero

Palavras-chave:

affordances, educação científica, possibilidades de ação

Resumo

O conceito affordances refere-se às possibilidades de ações que um ambiente, na interação do sujeito com ele, proporciona ou convida a agir. Na área da educação, em especial da educação científica, ao utilizar esse conceito o cerne dos objetivos das pesquisas consiste em conceituá-lo como características convenientes ou apropriadas que o ambiente proporciona ao sujeito em razão da relação interativa entre ambos. No entanto, estudos mostram que ainda não existe uma concordância conceitual e que há uma multiplicidade de interpretações quanto ao significado de affordances. Com o intuito de conhecer o enfoque desse conceito nas pesquisas em Ensino de Ciências foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos internacionais, cadastrados no Qualis da CAPES, na área de Ensino, com estratos A. Com o corpus da pesquisa delimitado, identificamos três categorias: Affordances relacionados à instrução na sala de aula, Affordances das tecnologias de informação e comunicação e Affordances das representações. Evidenciou-se que os artigos apresentam em comum as implicações do conceito affordances como potencial para as práticas de ensino que valorizam o engajamento interativo entre os estudantes e uma aprendizagem com maior dialogicidade e significação.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Hilário Gregório, A. P., Laburú, C. E., & Zompero, A. de F. (2021). ENFOQUES DO CONCEITO AFFORDANCES APLICADOS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5538