ENFOQUES DO CONCEITO AFFORDANCES APLICADOS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
affordances, educação científica, possibilidades de açãoResumo
O conceito affordances refere-se às possibilidades de ações que um ambiente, na interação do sujeito com ele, proporciona ou convida a agir. Na área da educação, em especial da educação científica, ao utilizar esse conceito o cerne dos objetivos das pesquisas consiste em conceituá-lo como características convenientes ou apropriadas que o ambiente proporciona ao sujeito em razão da relação interativa entre ambos. No entanto, estudos mostram que ainda não existe uma concordância conceitual e que há uma multiplicidade de interpretações quanto ao significado de affordances. Com o intuito de conhecer o enfoque desse conceito nas pesquisas em Ensino de Ciências foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos internacionais, cadastrados no Qualis da CAPES, na área de Ensino, com estratos A. Com o corpus da pesquisa delimitado, identificamos três categorias: Affordances relacionados à instrução na sala de aula, Affordances das tecnologias de informação e comunicação e Affordances das representações. Evidenciou-se que os artigos apresentam em comum as implicações do conceito affordances como potencial para as práticas de ensino que valorizam o engajamento interativo entre os estudantes e uma aprendizagem com maior dialogicidade e significação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.