AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA – O CASO DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Manassés Vicente Universidade Federal Fluminense.
  • Gênesis Zolin Vicente Colégio Estadual de Iporã
  • Lucimary Afonso dos Santos
  • Paulo Roberto Sant'Anna UFF
  • Marlene Jesus Soares Bezerra

Palavras-chave:

Software de Gerenciamento de Aprendizagem, Ensino a Distância. Matemática.

Resumo

Resumo

O relato do estudo de caso sobre o emprego do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para o ensino da matemática em uma escola pública no Brasil, é o objetivo deste artigo. Este estudo alcançou resultados expressivos, mesmo não inferindo que a melhoria nos resultados de alguns alunos se deve ao suporte tecnológico, de modo que o professor não deva depositar suas esperanças apenas no ferramental tecnológico. Neste estudo de caso, as mídias foram empregadas para motivação e engajamento, e possibilitou que um dos alunos da turma, ficasse bem classificado na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) a olimpíada destina-se aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e alunos do Ensino Médio das escolas públicas federais, estaduais e municipais.
Palavras-chave: Software de Gerenciamento de Aprendizagem. Ensino a Distância. Matemática. Moodle. Sistema de Gestão da Aprendizagem. Plataforma e-learning.

Biografia do Autor

Gênesis Zolin Vicente, Colégio Estadual de Iporã

Pós-Graduada em Mídias na Educação

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Vicente, M., Vicente, G. Z., Santos, L. A. dos, Sant’Anna, P. R., & Bezerra, M. J. S. (2020). AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA – O CASO DO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5848