PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O USO DO CÓDIGO QR NO ESTUDO DO PLANO CARTESIANO
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Código QR, Ensino de Matemática, Plano cartesiano.Resumo
O objetivo do presente artigo foi investigar as percepções dos estudantes sobre o uso do QR Code no estudo do plano cartesiano, um código bidimensional de leitura rápida, que pode ser “escaneado” pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera. Primeiramente, foi realizada uma intervenção pedagógica, com sessenta e um (61) estudantes, do 7º ano do Ensino Fundamental, de três (3) escolas públicas localizadas em distintas cidades do Rio Grande do Sul. Essa intervenção pedagógica foi elaborada pelos professores em uma formação continuada. Posteriormente, os estudantes responderam um questionário com cinco questões, o qual foi submetido a análise de conteúdo e alguns dados expressos em nuvens de palavras. Os resultados apontam que apenas 15% dos estudantes participantes da pesquisa conheciam o código e, desses, apenas 3,2% já havia utilizado o código na escola. Em relação a intervenção, 71% dos estudantes avaliaram como muito boa, 18% como boa, apresentando que as aprendizagens foram referentes ao próprio código e ao conteúdo plano cartesiano. Sendo que a localização dos pontos no plano cartesiano foi também a maior dificuldade citada pelos estudantes. Por fim, enfatiza-se que não basta apenas a inserção da tecnologia digital, o uso planejado, mediado e avaliado é que poderá contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
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