INTRUMENTO DIDÁTICO INTERATIVO: UM PRODUTO EDUCACIONAL BASEADO EM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS ALUNOS IMIGRANTES DIGITAIS
Palavras-chave:
Realidade aumentada, Geometria, Imigrantes Digitais,Resumo
Uma das tecnologias digitais que vêm sendo desenvolvidas nos laboratórios nos últimos anos, e ganhando cada vez mais espaço nos ambientes educacionais, é a realidade aumentada. Trata-se de uma tecnologia que tem por objetivo complementar o mundo real com objetos virtuais, gerados por computador, de tal maneira que parecem coexistir no mesmo ambiente real. Com o objetivo principal de investigar as implicações do uso da realidade aumentada na aprendizagem de geometria, pelos alunos considerados imigrantes digitais, foi proposto um produto educacional, derivado de uma dissertação de mestrado, denominado Instrumento Didático Interativo. Este instrumento é constituído de um aplicativo de realidade aumentada para smartphones e um Guia de Aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida num Colégio Público Federal, com alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos, considerados na sua maioria imigrantes digitais. Além de compreender um elemento novo de estudo, que é o uso da referida tecnologia por alunos considerados imigrantes digitais, esta pesquisa se constitui também em uma averiguação de observações, pesquisas e teorias de autores sobre tecnologia de realidade aumentada, nativos digitais e imigrantes digitais, ensino e aprendizagem de jovens e adultos e aprendizagem móvel. Como arcabouço metodológico adotamos a metodologia de Engenharia Didática. Os resultados da pesquisa foram bastante satisfatórios, comprovando um ambiente educacional de fácil implementação e favorável para a aprendizagem móvel de geometria, baseada em realidade aumentada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.