QUÍMICA ACESSÍVEL: EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Deficiência visual. Material didático tátil. Ensino. Inclusão educacional.

Resumo

Resumo

A inclusão pedagógica se dá em defesa do direito de todos os estudantes aprenderem juntos, em um mesmo espaço, e a acessibilidade garante as condições de equiparidade dessa aprendizagem. A disciplina de Química utiliza bastante de referências visuais como meio de ensino-aprendizagem se tornando de difícil entendimento para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Assim, este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de ensino à partir da criação de produtos didáticos e da aplicação desses produtos para inclusão de um estudante não-vidente nas aulas de Química do ensino superior. Para tanto, foram construídos materiais didáticos táteis correlacionados com as matérias: modelos atômicos, ligações químicas, geometrias moleculares, moléculas orgânicas e pilha. A metodologia de trabalho teve como principal meta o aprendizado do não-vidente durante as aulas. Os materiais táteis foram confeccionados pelos próprios estudantes da sala de aula contando com a ajuda do não-vidente. Após todos os cuidados prestados para segurança deste, os produtos acabados foram cedidos ao não-vidente no decorrer da aula conforme a matéria ia sendo explanada e, durante as explicações, o mesmo pôde fazer a leitura dos materiais e dúvidas foram surgindo, o que não acontecia antes, pois ele não conseguia assimilar em tempo real a matéria. Além disso, um outro ponto chave foi a inclusão social do discente que notou maior aproximação dos demais estudantes à partir dessa atividade.

Biografia do Autor

Ana Flávia Aparecida Duarte, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí

Graduanda em Bacharelado em Engenharia de Produção, discente, Departamento de Engenharia e Computação, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí (IFMG campus Bambuí).

Bárbara Roberta Morais, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí

Graduanda em Bacharelado em Agronomia, discente, Departamento de Ciências Agrárias, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí (IFMG campus Bambuí).

Jaciara Domingos Elisiário, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí

Graduanda em Bacharelado em Engenharia da Computação, discente, Departamento de Engenharia e Computação, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí (IFMG campus Bambuí).

Gláucio Brandão de Matos, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí

Graduando em Bacharelado em Engenharia da Computação, discente, Departamento de Engenharia e Computação, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí (IFMG campus Bambuí).

Meryene de Carvalho Teixeira, Instituto Federal de Minas Gerais campus Bambuí

Professora Drª em Química lotada no Departamento de Ciências e Linguagens.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Duarte, A. F. A., Morais, B. R., Elisiário, J. D., Matos, G. B. de, & Teixeira, M. de C. (2023). QUÍMICA ACESSÍVEL: EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6420