A INTERAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COM O ENSINO MUNICIPAL PÚBLICO EM ÁREAS CARENTES E DE CONFLITO SOCIAL
Resumen
Este artigo traz resultado de pesquisa longitudinal sobre o uso das redes sociais no ensino de Ciências numa escola pública municipal na cidade do Rio de Janeiro . O objetivo geral foi analisar a potencialidade das redes sociais (tecnologia) para estimular o interesse sobre os conteúdos de ciências. A pesquisa participante utilizou 4 instrumentos de coleta de dados: observação, questionário, roda de conversa e um grupo virtual na rede social Facebook. O resultado mais significativo foi que as redes sociais não foram capazes de criar interesse maior para a disciplina de ciências. Os motivos principais foram relacionados ao equipamento e ao acesso à internet e ao laboratório de informática escolar. Também identificamos que a preferência pela rede social está relacionada à facilidade em termos de acesso e estrutura de comunicação, nesse sentido, o WhatsApp foi mais bem aceito do que o Facebook, este último mais identificado como um ambiente de relacionamento e fofocas e menos educacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.