A INTERAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COM O ENSINO MUNICIPAL PÚBLICO EM ÁREAS CARENTES E DE CONFLITO SOCIAL

Autores

Resumo

Este artigo traz resultado de pesquisa longitudinal sobre o uso das redes sociais no ensino de Ciências numa escola pública municipal na cidade do Rio de Janeiro . O objetivo geral foi analisar a potencialidade das redes sociais (tecnologia) para estimular o interesse sobre os conteúdos de ciências. A pesquisa participante utilizou 4 instrumentos de coleta de dados: observação, questionário, roda de conversa e um grupo virtual na rede social Facebook. O resultado mais significativo foi que as redes sociais não foram capazes de criar interesse maior para a disciplina de ciências. Os motivos principais foram relacionados ao equipamento e ao acesso à internet e ao laboratório de informática escolar. Também identificamos que a preferência pela rede social está relacionada à facilidade em termos de acesso e estrutura de comunicação, nesse sentido, o WhatsApp foi mais bem aceito do que o Facebook, este último mais identificado como um ambiente de relacionamento e fofocas e menos educacional.

Biografia do Autor

Aline Silva Dejosi Nery, UFRJ

Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes  de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sônia Cristina Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

Nery, A. S. D., & Vermelho, S. C. (2021). A INTERAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COM O ENSINO MUNICIPAL PÚBLICO EM ÁREAS CARENTES E DE CONFLITO SOCIAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6459