REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Palabras clave:
, Prática de Ensino. Prática Enquanto Componente Curricular. Experiências Docentes. Matemática.Resumen
O presente texto apresenta um relato de experiência tendo como objetivos dialogar sobre o que se compreende como prática de ensino curricular na formação inicial de professores e socializar algumas experiências de práticas realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha. Através de uma abordagem qualitativa, buscou-se refletir sobre conceitos e percepções acerca do tema, bem como seus saberes e relações e por meio da pesquisa documental de alguns escritos e produtos de acadêmicos do Curso, nas disciplinas de Prática de Ensino de Matemática, em numa perspectiva de Prática enquanto Componente Curricular. Partimos do pressuposto de que a prática de ensino possibilita ao licenciando ser um agente ativo na construção de seus saberes profissionais durante a formação inicial, quando, a partir de vivências e experiências no/sobre o ambiente educacional, faz uma reflexão teórica, analítica e crítica sobre a ação, obtendo conhecimentos só possíveis de serem desenvolvidos dessa forma.Descargas
Publicado
2022-12-23
Cómo citar
Broch, S. C., Peripolli, P. Z., & Porto, E. Q. (2022). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7024
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.