ASTROBIOLOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Formação de professores, Núcleo Central das Representações SociaisResumo
O objetivo deste estudo foi identificar os conhecimentos, atitudes e imagens, que um grupo de acadêmicos em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresenta sobre a Astrobiologia, além de estimar a importância da disciplina “Astrobiologia” para a formação de professores de Ciências e Biologia. O referencial teórico embasado é o da abordagem estrutural das Representações Sociais (RS), onde cada RS se constrói a partir de dois sistemas: o Núcleo Central, relacionado à memória coletiva, e o Núcleo Periférico, constituído por elementos diversificados e individuais. Participaram da pesquisa 31 estudantes que cursaram e concluíram a disciplina “Astrobiologia”. As informações foram coletadas em questionário e entrevistas semiestruturadas utilizando triagens hierárquicas sucessivas. A análise dimensional dos questionários apontou que os conhecimentos que os indivíduos investigados possuem sobre astrobiologia estão relacionados ao estudo e a busca de vida pelo universo e a interação de vida com eventos astrofísicos. As atitudes sobre a disciplina se mostraram satisfatórias, pois todos os indivíduos investigados consideram a disciplina muito importante para sua formação, e 88% afirma que utilizará estes conhecimentos em sua vida profissional. Já as imagens associadas à Astrobiologia são de vida microbiana extraterrestre, exoplanetas em zonas habitáveis, luas possuindo água líquida em sua superfície. A análise estrutural identificada a partir das triagens hierárquicas sucessivas revelou que o Núcleo Central das RS dos licenciandos se finda, principalmente, em expressões de dimensão biológica e interdisciplinar, e indicou “habitabilidade”, “microrganismos” e “biomoléculas” como centrais nas RS da Astrobiologia.
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