ASTROBIOLOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação de professores, Núcleo Central das Representações Sociais

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os conhecimentos, atitudes e imagens, que um grupo de acadêmicos em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresenta sobre a Astrobiologia, além de estimar a importância da disciplina “Astrobiologia” para a formação de professores de Ciências e Biologia. O referencial teórico embasado é o da abordagem estrutural das Representações Sociais (RS), onde cada RS se constrói a partir de dois sistemas: o Núcleo Central, relacionado à memória coletiva, e o Núcleo Periférico, constituído por elementos diversificados e individuais. Participaram da pesquisa 31 estudantes que cursaram e concluíram a disciplina “Astrobiologia”. As informações foram coletadas em questionário e entrevistas semiestruturadas utilizando triagens hierárquicas sucessivas. A análise dimensional dos questionários apontou que os conhecimentos que os indivíduos investigados possuem sobre astrobiologia estão relacionados ao estudo e a busca de vida pelo universo e a interação de vida com eventos astrofísicos. As atitudes sobre a disciplina se mostraram satisfatórias, pois todos os indivíduos investigados consideram a disciplina muito importante para sua formação, e 88% afirma que utilizará estes conhecimentos em sua vida profissional. Já as imagens associadas à Astrobiologia são de vida microbiana extraterrestre, exoplanetas em zonas habitáveis, luas possuindo água líquida em sua superfície. A análise estrutural identificada a partir das triagens hierárquicas sucessivas revelou que o Núcleo Central das RS dos licenciandos se finda, principalmente, em expressões de dimensão biológica e interdisciplinar, e indicou “habitabilidade”, “microrganismos” e “biomoléculas” como centrais nas RS da Astrobiologia.

Biografia do Autor

Caroline Antunes Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre e doutoranda em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Kevin Schemiguel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Marcelo Emilio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre e Doutor em Astronomia pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Rosa, C. A., Schemiguel, K., & Emilio, M. (2021). ASTROBIOLOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7035