CONHECER NEURO: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA EM ESCOLAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

Palabras clave:

Neurobiologia do desenvolvimento, adolescência, drogas de abuso, currículo

Resumen

A disseminação do conhecimento científico favorece o estabelecimento de uma sociedade mais aberta, inquisitiva e crítica. Nesse sentido, ensinar aos jovens sobre o desenvolvimento e a função do sistema nervoso central (SNC) pode alertar sobre os danos gerados por hipóxia-isquemia pré-natal e quanto aos riscos do uso de drogas, como nicotina e álcool, durante a formação do encéfalo. Em trabalho anterior relatamos a experiência do projeto de extensão “Entendendo o desenvolvimento do SNC na saúde e na doença”. Essas intervenções foram marcadas por apresentação de tais temas para estudantes da rede básica de ensino por meio de pôsteres, palestras e website. Porém, percebemos que somente esses recursos não eram suficientes, principalmente por serem expositivos e não tão atrativos para os alunos. Logo, o objetivo deste trabalho foi elaborar, validar, aplicar e avaliar, através de questionário, o jogo didático “Conhecer Neuro”, a fim de utilizá-lo nas atividades com os estudantes. Nossos resultados mostraram que os alunos consideraram que o jogo os auxiliou no entendimento dos conteúdos abordados durante a palestra, além disso, fácil de ser jogado. Nossos dados demonstram que o jogo pode ser uma efetiva estratégia de divulgação científica, mais lúdica e divertida, aumentando o interesse e a fixação dos conteúdos pelos alunos.

Biografía del autor/a

Gustavo de Mesquita Diniz-Taveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre no Programa de Pós-Graduação em Biociências na mesma instituição e atualmente é aluno de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, é professor do Ensino Básico e atua como Coordenador Técnico de Ciências Naturais na Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em neurobiologia do desenvolvimento, atuando principalmente nos efeitos de lesões hipóxico-isquêmicas no sistema visual; Divulgação Científica em espaço formal e não-formal de educação; e Ensino de Ciências.

Camila Rodrigues de Athayde Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É graduada em biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente cursa a graduação de Comunicação Visual - Design pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marta Cristina Cunha-Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental (Medicina I) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência docente nas disciplinas de Fisiologia, Farmacologia e Fisiopatologia e em pesquisa na área de Neurobiologia do desenvolvimento. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC, para os atos autorizativos de Autorização e Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de cursos de graduação. Possui interesse também em ações voltadas para Educação e Popularização da Ciência e Tecnologia.

Penha Cristina Barradas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Possui também graduação em Administração Pública pela UNIRIO (2018). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atua como revisora do PLoS Journal e Scientific Reports. Tem experiência na área de Morfologia e Neuropsicofarmacologia, com ênfase em Neurobiologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos da deficiência do hormonio tireoideano sobre a diferenciação de oligodendrócito; estudo de vias de sinalização no processo de diferenciação da oligodendroglia; efeitos de lesões hipoxico-isquêmicas sobre o desenvolvimento do SNC.

Publicado

2023-09-09

Cómo citar

Diniz-Taveira, G. de M., Pinto, C. R. de A., Cunha-Rodrigues, M. C., & Barradas, P. C. (2023). CONHECER NEURO: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA EM ESCOLAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7178