CONHECER NEURO: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA EM ESCOLAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Palabras clave:
Neurobiologia do desenvolvimento, adolescência, drogas de abuso, currículoResumen
A disseminação do conhecimento científico favorece o estabelecimento de uma sociedade mais aberta, inquisitiva e crítica. Nesse sentido, ensinar aos jovens sobre o desenvolvimento e a função do sistema nervoso central (SNC) pode alertar sobre os danos gerados por hipóxia-isquemia pré-natal e quanto aos riscos do uso de drogas, como nicotina e álcool, durante a formação do encéfalo. Em trabalho anterior relatamos a experiência do projeto de extensão “Entendendo o desenvolvimento do SNC na saúde e na doença”. Essas intervenções foram marcadas por apresentação de tais temas para estudantes da rede básica de ensino por meio de pôsteres, palestras e website. Porém, percebemos que somente esses recursos não eram suficientes, principalmente por serem expositivos e não tão atrativos para os alunos. Logo, o objetivo deste trabalho foi elaborar, validar, aplicar e avaliar, através de questionário, o jogo didático “Conhecer Neuro”, a fim de utilizá-lo nas atividades com os estudantes. Nossos resultados mostraram que os alunos consideraram que o jogo os auxiliou no entendimento dos conteúdos abordados durante a palestra, além disso, fácil de ser jogado. Nossos dados demonstram que o jogo pode ser uma efetiva estratégia de divulgação científica, mais lúdica e divertida, aumentando o interesse e a fixação dos conteúdos pelos alunos.
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