TEORIA DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL E APRENDIZAGEM COOPERATIVA: APLICAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA EM SALA DE AULA UTILIZANDO A TOI EM GRUPOS COOPERATIVOS
Palavras-chave:
Aprendizagem Cooperativa. Orquestração Instrumental. Ensino de Matemática. Tendências da educação matemáticaResumo
A inquietação em se verificar se a metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos associada à outras metodologias poderiam vir a maximizar e potencializar a aprendizagem dos estudantes foi o que motivou a aplicação desse estudo. A proposta deste trabalho de cunho bibliográfico, qualitativo e aplicado é mostrar que a metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos e à Teoria da Orquestração Instrumental (TOI) dará às aulas uma maior dinamicidade e consequentemente uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem, realizando uma aplicação em uma escola da rede pública de Crato (CE). Na primeira parte deste trabalho é mostrado os conceitos de aprendizagem cooperativa, segundo estudiosos do tema e os elementos necessários para uma aula cooperativa; no segundo capítulo se buscou falar sobre a TOI e sua relação com a teoria abordagem instrumental. Em um terceiro momento foi realizada a comparação entre a os elementos da aprendizagem cooperativa e a TOI. Finalizando o trabalho se descreveu uma situação didática realizada na EEF Dom Quintino, zona rural de Crato (CE), com o método de grupos cooperativos em uma aula utilizando a teoria da orquestração instrumental, cujos resultados demonstraram a viabilidade de unir esses dois métodos, principalmente porque, além da TOI, se consegue inserir as tendências da educação matemática dentro do planejamento de aula de forma totalmente espontânea.
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