AGRONEGÓCIO E AGRICULTURAS SUSTENTÁVEIS: UMA PROPOSTA DE JÚRI SIMULADO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Resumo
O presente artigo surge no contexto do Programa Universidade Para Todos do Governo do Estado da Bahia, uma política pública que objetiva a preparação dos educandos para processos seletivos para ingresso no ensino superior. Diante disso, nosso objetivo foi, por meio do júri simulado, contemplar no ensino de Biologia, conhecimentos relativos ao agronegócio e às agriculturas sustentáveis por intermédio da Educação CTS, que tem por premissa o estudo político da ciência, vinculado às questões sociais, a fim de verificar quais os limites e potencialidades para o ensino destas temáticas baseando-se nos constructos curriculares do movimento CTS. Para coleta de dados utilizados diferentes estratégias como vídeos, textos científicos, reportagens e questionários prévios contemplados ao longo da construção da atividade pedagógica, enquanto que para tratamentos dos dados, a metodologia adotada foi a análise de conteúdo. Consideramos que propostas como esta possibilita a alfabetização científica e tecnológica, garantindo uma formação para cidadania e possibilita a tomada de decisões. Além disso, ao optarmos por processos formativos nestes moldes, é possível realizarmos reflexões sobre a nossa própria prática pedagógica, nos possibilitando vivências e experiências crítico-formativas que contribuem para a construção da nossa autonomia docente.
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