EDUCAÇÃO FINANCEIRA: CONHECENDO SEU PERFIL PARA PENSAR NO FUTURO
Resumo
Com a mais recente Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a educação financeira passou a fazer parte do componente curricular, devendo ser inserida em diversas disciplinas e áreas de conhecimento. A Educação Financeira é uma necessidade de todos os cidadãos, em qualquer idade ou nível de escolaridade. O projeto “Educação Financeira: Conhecendo seu perfil para pensar no futuro” consiste na reflexão sobre educação financeira a partir do jogo “quem é você no jogo financeiro” com o objetivo de que o aluno ao se conhecer e conhecer o outro quanto às relações de consumo e economia possa se conscientizar em relação à vida financeira futura. Foi desenvolvido na Escola Municipal Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho em Teresópolis em duas turmas de nono ano do Ensino Fundamental. Falar de Educação financeira para essas turmas trouxe esperanças de um futuro melhor, mostrou que nada é impossível se eles estiverem focados e educados financeiramente, que precisam de esforço, para crescer e aprender, acreditar mais e esperar mais de si. Ao promover a inserção da educação financeira em contexto escolar favorecemos caminhos para a redução das injustiças sociais, ao mesmo tempo, provocamos uma conscientização, alimentamos os sonhos e incentivamos a construção de novos caminhos.
Referências
ALMEIDA, Rodrigo Martins de. KISTEMANN JÚNIOR, Marco Aurélio. Sobre a organização e análise de pesquisas na educação matemática brasileira em educação financeira (1999-2015). Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 6, n. 3, set/dez 2016.
ANBIMA. Relatório – A trajetória financeira do brasileiro. 2018. Disponível em: https://www.anbima.com.br/data/files/76/83/F1/CF/9297F5108901E1F599A80AC2/Relatorio-A-trajetoria-financeira-do-brasileiro.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.
______. O construtor. Série: o brasileiro e o dinheiro. Documentário. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N1r2eGv5jF0
______. O planejador. Série: o brasileiro e o dinheiro. Documentário. 2018. Disponível em: https://youtu.be/rJ74HGux8Bc
______. O camaleão. Série: o brasileiro e o dinheiro. Documentário. 2018. Disponível em: https://youtu.be/MP74ERT39KI
______. O despreocupado. Série: o brasileiro e o dinheiro. Documentário. 2018. Disponível em: https://youtu.be/daKZeaw1bD4
______. O sonhador. Série: o brasileiro e o dinheiro. Documentário. 2018. Disponível em: https://youtu.be/Y3Ukv5T3w2M
______ Especial relação com o dinheiro. Disponível em: https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/relacao-do-brasileiro-com-o-dinheiro.htm
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. (1925). Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Tradução Eliana Aguiar. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Versão Preliminar. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SE, 1998
______. Base Nacional Comum Curricular. Conselho Nacional de Secretários da Educação – CONSED, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. Brasília: Ministério da Educação. 2018.
CAMPANO JUNIOR, M. M.; SOUZA, H. C. de; FELINTO, Alan Salvany. Avaliação Pedagógica com Base na União dos Componentes dos Jogos Educacionais e das Teorias de Aprendizagem. SBC – Proceedings of SBGames, XIX SBGames – Recife – PE – Brazil, November 7th – 10th, p. 551-58, 2020. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/EducacaoFull/209720.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
DOMINGOS, António; SANTIAGO, Ana. Concepções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.6 n.3 set/dez 2016.
ENEF. Conceito de Educação Financeira no Brasil. 2018. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/educacao-financeira.php. Acesso em 20 de outubro de 2018.
GUNTHER, Max. Os axiomas de Zurique: os conselhos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentos. E-book, Editora Record, 2004.
JUNIOR, Osmar Vieira Dos Santos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: o jogo como estratégia de conscientização sobre relações de consumo e economia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências, UNIGRANRIO. 2021 Disponível em: https://3960387.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hubfs/3960387/OSMAR%20VIEIRA%20S%20J%20DISSERTA%C3%87%C3%83O%20MEST%202021%20(3).pdf. Acesso em 17 de novembro de 2022.
OCDE. Recomendación sobre los Principios y Buenas Prácticas de Educación y Concienciación Financiera. Centro OCDE/CVM de Educación y Alfabetización Financiera para América Latina y el Caribe. OCDE – Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Jul. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5BES%5D%20Recomendaci%C3%B3n%20Principios%20de%20Educaci%C3%B3n%20Financiera%202005.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
SANTOS, Eduardo Corrêa dos. Educação financeira: uma prática na escola. Dissertação [Mestrado em Matemática]. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Vitória, ES, Ago., 2018.
SCOLARI, Lidinara Castelli. GRANDO, Neiva Ignês. Educação financeira: uma proposta desenvolvida no ensino fundamental Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.18, n.2, pp. 671-695, 2016
SILVA, Roberto Mendonça; LOPES, Jurema Rosa; VICTER, Eline das Flores. Educação financeira: o modelo de cooperação investigativa aplicado em temas de educação financeira. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.6, n.3, p. 110-130, set/dez 2016.
VIANA, Lucas Pereira. Matemática e Educação Financeira: uma análise no contexto escolar e familiar. Dissertação [Mestrado Profissional em Matemática]. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.